Vou te contar sobre os riscos de seguir as tendências na arquitetura.
Estamos constantemente sendo bombardeados por novidades, influenciadores e propagandas nos dizendo o que é bonito e necessário. Muitas vezes, acabamos desejando algo simplesmente porque vemos outras pessoas adquirindo, sem sequer pensar se realmente faz sentido para nós.
Na minha área de atuação, a arquitetura, vejo muitas pessoas gastando fortunas e até se endividando para comprar produtos que logo são substituídos por outros. Isso faz com que o investimento perca o sentido, levando à frustração e até a novos endividamentos.
Esse é o risco de seguir a moda: a moda passa, mas a frustração fica.
Percebendo esse problema, venho trabalhando uma abordagem diferente com meus clientes e leitores. Existe uma maneira de manter a casa sempre linda e elegante sem precisar renová-la constantemente. Mesmo que você pense “eu tenho dinheiro e quero algo novo, se enjoar eu troco”, não estou falando apenas sobre dinheiro. Pense comigo: se você investe em um revestimento caro, como uma parede 3D, e logo enjoa ou percebe que deixou de ser elegante, a remoção exigirá tempo, mão de obra, bagunça, sujeira, barulho, limpeza pós-obra e desgaste emocional. Se todo esse trabalho for feito enquanto você e sua família moram no local, resultará em dor de cabeça e estresse, e você acabará adiando, mesmo que já não suporte mais ver esse elemento todos os dias, resultando em desconforto e incômodo no seu próprio lar.
A parede 3D é apenas um exemplo dos muitos que tenho visto.
Então, como evitar esse desgaste emocional e financeiro e ainda assim ter uma casa sempre linda e elegante?
A primeira dica que dou é pensar e analisar se algo realmente faz sentido para você, se proporciona conforto, funcionalidade e representa sua personalidade, ou se você apenas foi condicionado a comprar.
A segunda dica, e não menos importante, é investir em uma arquitetura atemporal.
Atemporalidade é algo que não perde seu valor ou beleza em um curto espaço de tempo. Ao investir em móveis e elementos atemporais, sempre teremos uma casa linda, confortável e elegante.
Recomendo sempre a contratação de um profissional para te ajudar nesse momento especial e direcionar corretamente onde investir e onde economizar. Mas atenção, para cada perfil de cliente existe um tipo de profissional ideal, e muitos arquitetos, designers ou decoradores seguem a moda, então avalie bem antes de contratar.
Como escolher o profissional ideal?
Vamos aprender a distinguir o que é moda e o que é atemporal.
Tudo com excesso de cores, informações ou detalhes tende a enjoar rapidamente, então evite elementos com excesso. Opte por estética limpa, linhas retas e design sem exageros. Por exemplo, pinturas ou papéis de parede geométricos podem enjoar rapidamente. Em vez disso, escolha papéis de parede lisos ou com padrões discretos e repetitivos. Pinturas lisas em cores neutras, complementadas por quadros que reflitam sua personalidade, são ótimas opções. Tapetes em cores neutras como cinza, bege ou cru são versáteis e elegantes.
Um grande vilão são os sofás “trabalhados”, robustos, com tecidos brilhantes e costuras demarcadas. Embora confortáveis, existem opções mais elegantes e igualmente confortáveis, com linhas retas e poucos detalhes. Sofás em linho ou couro são escolhas sofisticadas e atemporais.
Móveis em madeira são sempre um bom investimento. A madeira, seja no piso, paredes ou móveis, traz aconchego e elegância. Ambientes cromáticos, como cinza, branco e preto, podem parecer frios. A madeira aquece e dá vida ao espaço.
Se quiser usar cor, opte por tons mais fechados e sem estampas exageradas. Um sofá azul, por exemplo, combina com móveis em couro, madeira e tons neutros. Um tapete com listras coloridas pode ser o ponto de partida para uma decoração equilibrada.
Detalhes fazem a diferença na decoração. Por isso, é fundamental contratar um profissional qualificado para ajudar. Um projeto bem elaborado permite visualizar tudo com antecedência, evitando retrabalho, frustração e prejuízo. Espero ter ajudado na escolha do profissional ideal que esteja alinhado com seus princípios e necessidades.
Obrigada pela leitura, espero ter contribuído de alguma forma. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário